Titãs lança videoclipe feito por I.A.
- 25/04/2025
- 0 Comentário(s)

Titãs lança clipe especial para ‘São Paulo 1’ hoje, dia 25 de abril. Com vídeo feito por Inteligência Artificial, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto embarcaram no projeto após receberem um convite do diretor de I.A. Arnaldo Belotto, que já trabalhou outros nomes da música brasileira, como Lobão e Rogério Skylab.
“Resolvemos fazer esse clipe porque recebemos um convite do Arnaldo Belotto – aliás, nome curioso esse, né?”, brinca Sérgio Britto. “Ele me contatou com a ideia de fazer algum trabalho conosco e me mandou de exemplo dois clipes que ele tinha feito com inteligência artificial. Arnaldo sugeriu ‘São Paulo 1’ e logo compartilhei com Branco e Tony”, contou.‘São Paulo 1’, canção lançada em 2022 no álbum Olho Furta-Cor, fala sobre o caos urbano de uma maneira mais lírica. “Achamos que era uma boa música para seguir com esse tipo de trabalho visual”, afirmou Britto.
“Também achei interessante e logo comecei a pensar e sugerir algumas ideias”, compartilhou Branco Mello. “Viajei em um visual inspirado em ‘Metrópolis’ e no ‘M, o Vampiro de Düsseldorf’ do Fritz Lang, misturado com cenas de São Paulo antiga, com bondes, estátuas, fontes, multidão caminhando… Isso tudo editado no tempo acelerado da música em preto e branco, com alto contraste, meio punk, uma homenagem a São Paulo e ao poeta Haroldo de Campos”, completa.
“O que eu mais gostei no clipe, foi justamente essa homenagem a esse grande poeta paulistano. Achei muito legal e oportuna essa ideia da cidade sendo invadida e submersa pelos poemas e pelas páginas escritas por ele”, complementa Tony Bellotto.
Todas as minhas ideias, somadas às do Britto, do Tony e do Arnaldo, foram incorporadas no clipe. Achei o resultado muito bom e bem diferente de todos os clipes que já fizemos”, diz Branco. “Ficamos todos muito satisfeitos com o resultado”, concorda Britto.
No clipe de ‘São Paulo 1’, a cidade e a poesia se fundem visualmente, em uma obra que busca misturar a tecnologia e a sensibilidade artística. Após a geração das imagens, o processo seguiu com montagem e coloração, resultando em um trabalho que traduz a intensidade da capital paulista e o diálogo entre palavra, som e imagem.