Thainá Duarte fala sobre não mais interpretar Geni em filme

  • 21/04/2025
  • 0 Comentário(s)

Thainá Duarte fala sobre não mais interpretar Geni em filme

A produção do filme “Geni e o Zepelim”, inspirado na música de Chico Buarque, mudou de rumo após pressão do público e críticas da comunidade LGBTQIAP+. A atriz Thainá Duarte, inicialmente escalada como protagonista, anunciou sua saída da obra após questionamentos sobre o fato de uma mulher cis interpretar uma personagem historicamente lida como trans.

Thainá se pronunciou nas redes sociais afirmando compreender a dor da comunidade trans e o peso simbólico da personagem. “Agora eu entendo melhor o tamanho dessa reivindicação. Estou me colocando do lado de quem está ferido”, declarou em vídeo. Ela não especificou se pediu para sair ou se foi desligada pela produtora. A atriz também lamentou os ataques sofridos online, incluindo ofensas graves. “Tá doendo bastante”, confessou, desejando sucesso à nova intérprete de Geni.

Produtora muda roteiro e escala atriz trans

Logo após a publicação de Thainá, a Migdal Filmes emitiu nota oficial comunicando a decisão de escalar uma atriz trans para o papel principal. A empresa afirmou que o roteiro foi alterado para refletir essa mudança, resultado de um processo de escuta e aprendizado com diferentes setores da sociedade. “A personagem principal, inicialmente concebida como uma mulher cis, passa a ser uma mulher trans/travesti”, disse a produtora.

A diretora Anna Muylaert também se pronunciou publicamente, reconhecendo o erro de concepção do projeto. “Fazer essa história com uma personagem como uma mulher cis foi um equívoco”, declarou em vídeo, publicado após a saída de Thainá. Anna pediu desculpas à comunidade trans e à própria atriz, por ter sido alvo de ataques após a escalação.A polêmica começou quando artistas e ativistas, como Renata Carvalho, denunciaram a escalação como um caso de transfake. “Triste saber que uma das personagens trans mais emblemáticas será interpretada por uma atriz cis”, escreveu Renata no Instagram. Ela alertou para a exclusão de artistas trans e apontou que, mesmo em 2025, produções artísticas seguem repetindo padrões de exclusão.

Camila Pitanga foi uma das primeiras a se posicionar contra a escalação e, após o pronunciamento de Thainá, deixou mensagem de apoio: “Digna, verdadeira. Te amo. Te abraço. Você é luz”.

Filme terá inspiração direta em música de chico e conto francês

Anna Muylaert ainda reforçou que o longa será uma adaptação da canção “Geni e o Zepelim”, de 1978, e não da “Ópera do Malandro”. A diretora contou que também se baseou no conto “Bola de Sebo”, do escritor francês Guy de Maupassant, inspiração citada pelo próprio Chico.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Sou Campeã de Deus (Clipe Oficial)

Ester Dias -

top2
2. Cheiro de Vida [Completo]

Stella Laura

top3
3. Deus Vai Me Sustentar [Clipe Oficial]

Esther Fiaux | Deus Vai Me Sustentar [Clipe Oficial]

top4
4. Quer Vitória |

Luciano Camargo, Mattos Nascimento

top5
5. [DVD Ainda Tem Lugar]

Larissa Pires

top6
6. Ele Nunca Me Deixou LANÇAMENTO GOSPEL 2025

GABRIELA ROCHA IA -

top7
7. Ele Nunca Me Deixou - LANÇAMENTO 2025

Fernandinho

top8
8. | Algo Inédito [Clipe Oficial] Todah Mus

Polyana Martins | Algo Inédito [Clipe Oficial] Todah Mus

top9
9. Faz Algo Novo (Clipe Oficial)

Amanda Ferrari

top10
10. Não Vivo Sem Tua Presença

Jesse Brandão


Anunciantes